quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Novo normal- Ecosys

 

Cadê o novo normal 
Normal tão ansiado 
Ansiado por um tempo 
Tempo de recuperar 

Recuperar liberdade 
Liberdade contida 
Contida e confinada 
Confinada e desolada 

Desolada sem contato 
Contato pela máquina 
Máquina sem afeto 
Afeto faz muita falta 

Falta a presença 
Presença de todos 
Todos da família 
Família e amigos 

Amigos que esperam 
Esperam um novo tempo 
Tempo reinventado 
Reinventado sim, normal?

Diná Fernandes

*******************
Estilo poético criado pela poetisa Sys Sabino

REGRAS para escrever um ECOSYS

O QUE É ECOSYS?

ECOSYS é um ESTILO de escrever criado por:
Suely Sabino Reis (Simplesmente Sys)
No recanto das letras dia 24 de fevereiro de 2013.

Respondendo as dúvidas.

Eu gosto de escrever repetindo palavras como se fosse um eco.
Então estou dando o nome para "categoria" de ECOS + SYS = ECOSYS .
Se gostarem podem seguir criando ECOSYS.
ECOSYS é gostoso de escrever e exercita a mente.

Regras do ECOSYS

1-No máximo quatro versos. (linhas)
2-A ultima palavra com ou sem rima começa o próximo verso.
3-Toda estrofe tem que ter um sentido único (tema).
4-Termina com a palavra que INICIOU OU TERMINOU o primeiro verso (linha).
5-Não ultrapassar mais que 10 silabas cada verso (linha). Silabas gramaticais.
6-Somente uma ESTROFE
7-Tem título

ESTRUTURA DO ECOSYS

TITULO

1º verso - A xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx B (10 silabas maximo...pode ser menos )
2º verso - B xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx C (10 silabas maximo...pode ser menos )
3 verso - C xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx D (10 silabas maximo...pode ser menos )
4º verso - D xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx A ou B (10 silabas maximo...pode ser menos )


OBJETIVO DE UM ECOSYS:

Passar uma mensagem lógica utilizando o mínimo de palavras. ( por isso contamos 10 silabas) Podem contar as silabas poéticas (Métricas) ou não.
Podem repetir palavras o quanto desejarem...se não perder o sentido.


Onde publicar seu ECOSYS?

17 comentários:

  1. Tu és craque em resolver esses exercícios. O fazes lindamente! parabéns! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, não exagere flor, Agradeço suas palavras e gostado!
      Bjss

      Excluir
  2. Duvido que a liberdade de outreos tempos, regresse tão depressa aos nossos dias, infelizmente.
    Gostei muito de ler.
    .
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu caro poeta Rikardo,
      Estou na mesma linha de pensamento, já dá pra perceber, onde a Pandemia recuou um pouco, as pessoas já estão arrebitando o nariz outra vez. O ser humano é assim, na hora do sofrimento , totalmente rendido, melhorou um pouco, já esquece tudo.

      Grata pela visita e tenha um ótimo dia!

      Saudações.

      Excluir
  3. Bom dia de muita paz e criatividade, querida amiga Diná!
    Gostei muito do passo a passo...
    Tentarei com ânimo, assim que der.por aqui.
    Muito obrigada pelo seu carinho em nos mostrar estruturas novas no Recanto.
    Sua poesia está bem atual.
    Ontem recebi filha e família. Cada um num cômodo. Pena o pequenino querer conversar de pertinho e eu,carinhosamente, lhe alertar que não podemos ainda.
    Mas foi ótimo um par de horas "juntos" .
    Já estou caminhando num horário nem deserto...
    Deus me cuida e eu também me cuido.
    Foram seus meses isolada e estamos no Azul aqui.no ES.
    Deus seja louvado!
    Minha amiga, a máquina pode ser muito carinhosa como somos entre nós embora tão distantes geograficamente. Nada se compara ao olho no olho e ao abraço apertadinho, de alma...
    Lindo post!
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada Rosélia,
      Que legal saber que passou umas horinhas mimando a cria e o neto mesmo de longe, mas o olhar de vó já serve como carinho, se Deus quiser breve estarmos livre, aqui também houve um significativa redução, está forte ainda no interior.
      Parabéns por poder caminhar com um visual mais animado.

      Obrigada por gostar do Ecosys.

      Desejo uma abençoada tarde de paz.

      Bjss de luz!

      Excluir
    2. Fiz o segundo meu hoje e, agora, bem certinho
      Bjm de gratidão

      Excluir
  4. Mais uma publicação maravilhosa. aplausos!
    *
    Pensamentos confinados...
    *
    Beijos, e uma excelente noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga Cidália,
      Obrigada pela apreciação aos meus versos!

      Noite de paz e semana de bençãos .

      Bjss

      Excluir
  5. Vaya que interesante los Ecosys me ha encantado esta forma de escritura, es ingeniosa, te ha quedado maravilloso tu Ecosys amiga, Un saludo y muchas gracias por tu cariño en mi blog, se feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Jorge, grata pro vir e apreciar meus versos.

      Votos de feliz semana. Abraço poético!

      Excluir
  6. Bom dia minha querida Diá!
    Oi minha amiga, estou aqui apreciando e valorizando esta nova tática de escrita inteligente. Acho interessantíssima, mas ainda tenho que estudar e reinventar para compreender melhor este modelo e tática de ativar a minha mente...pois não é mais a mesma após pandemia, chega até a sufocar o cérebro á procura daquele meu intelectual perdido e desarticulado que jamais voltará a ser o mesmo. Mas enfim, Diná faremos o que pudermos e Deus ditará o melhor. Parabéns pela sugestão, vou tentar.
    Beijinhos de paz, luz e bênçãos de Jesus e Maria.😘😍💖🌼🌻🌷🍀
    Luisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite querida Luisinha
      Fico feliz que tenha gostado do estilo, lendo as regrinhas com atenção vc consegue é fácil escrever Ecosys.
      É preciso relutar contra esse travamento amiga, Deus tudo pode, pede e receberá.

      Feliz ´por sua amável visita.

      Bjs e boa semana querida.

      Excluir
  7. Amei este blog e a forma com que você exercita diferentes formas de se expressar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carol. seja bem vinda sempre!
      Alegra-me saber que gostou, escrevo também sem a vogal "A" .
      Boa semana e boa noite d epaz.]]Bjss

      Excluir
  8. Gostei do estilo do poema poetisa Diná! Parabéns e obrigado pela visita ao meu blog! Eu lembro de você, sim, viu? Fico feliz que tenha me encontrado por aqui e em saber que continuas nos inspirando com teu jeito de poetar! Aproveito para desejar a você uma abençoada semana, fica na paz e cuide-se bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu querido amigo!

      Que bom receber sua gentil visita. Também fiquei por tê-lo aqui como seguidor do meu blog, uma honra saber-me lida por vc amigo!

      Votos de uma feliz semana.

      Saudações poéticas.

      Excluir

Bom lhe ver por aqui!

Blog nascido em 03/04/20.

Sua visita será bem vinda, minha maior alegria é a presença dos amigos;
Lendo meus escritos creio que identificará um pouco de mim.
Comente se desejar e gostar do texto.
Que Deus nos abençoe,vamos abrir o coração deixar entrar a esperança.

meus blogues ativos:

https://invadirameroubaramsentimentosmeus.blogspot.com.br

https://poetandojuntosemisturados.blogspot.com.br

https://vogalsuprimida.blogspot.com.br

https://doadoserecebidos.blogspot.com.br

https://celebrandosuavida.blogspot.com.br

https://pensandoempoesia.blogspot.com.br

Bjs fraternos

Ciúme- Medianeiro

Ciúme, coisa louca, Traz dor, amargura. Melhor fechar boca. Para amar alguém Precisa dar abertura, Será livre também. Quem pensa acorrentar...